por Nuno Saraiva, em 24.11.06
O que se passou com a Quinta/Escola da Sarrazola é das piores coisas que pode acontecer derivado à burocracia do nosso sistema político.. (a história de não haver culpados, conflitos de poderes, câmaras/ministérios/institutos, etc...)
O que se passa é que foi doado ao Estado, por Dr. António Brandão de Vasconcelos e sua esposa, uma quinta para construção de Escola agrícola. Houve no ínicio uma escola de puericultura, artesanato e culinária, mas acabou por fechar por falta de alunos. Anos e anos passaram e ninguém fez nada. Em 1998 o Ministério da Agricultura fez obras, um edíficio quase novo, mas logo foi abandonado.
É um espaço a morrer aos poucos sem se saber porquê. É triste.
Pedro Macieira fez um óptimo resumo dos acontecimentos -
aqui. (a foto acima é sua também)
Em boa verdade, as coisas não são assim tão simples. Haverá alunos? Ou será melhor rendibilizar o espaço noutra actividade? (Por exemplo numa escola secundária com melhores condições...)