por Nuno Saraiva, em 13.02.08
FERNANDO DOS SANTOS MOREIRA
Nasceu na vila de Colares em 21/02/1926, e iniciou os seus estudos musicais na Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares. Aí desenvolveu as suas actividades musicais sem que, em paralelo, se tenha empenhado no ensino e regência de diversos agrupamentos musicais.
Em 1947 ingressou na Banda da G.N.R.
Mais tarde foi regente da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares e de outras, tais como Banda Sociedade Filarmónica de Carcavelos, Banda da Sociedade Musical de Cascais, Banda da
Sociedade Musical Sportiva Alvidense e Banda G. S. M. D. Talaíde.
Na sua actividade como músico, percorreu todos os espaços musicais, desde os teatros a clubes e casinos.
Da sua obra, fazem parte a composição de diversas peças musicais, e arranjo de outras para os agrupamentos musicais que dirigiu.
Musicou e orquestrou a maior parte dos trabalhos do poeta popular José Fernandes Badajoz - O Cavador.
Composto diversas vezes as marchas da vila de Cascais para o concurso de marchas populares daquele município, o qual venceu por três vezes.
Recebeu em 2005 a medalha de mérito municipal da cidade de Cascais (atribuída pelo pelouro da cultura).
Partiu deste mundo a 10/02/2008.
Foto principal - como maestro da Banda de Alvide
Foto 1 - Grupo Os Caravelas - Em cima, primeiro da esquerda para a direita
Foto 2 - Grupo de Jazz A Rosa - Primeiro da direita para a esquerda
Foto 3 - como maestro da Bandas dos Bombeiros Voluntários de Colares, na Meadela, Viana do Castelo. À sua direita o filho, Fernando Manuel Moreira; à esquerda Fernando Reis.
Foto 4 - como maestro da Orquestra Regional de Colares, na Várzea de Colares em 13/07/2007, num dos concertos com mais assistência dos últimos anos.
(fotos históricas do livro da banda, por António Caruna, foto principal disponibilizada pela Sociedade Alvidense, foto da Orquestra de Vitalino)