Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ainda na ressaca do segundo aniversário do blog Notícias da Minha Freguesia, recupero um dos melhores texto deste blog.
“A Serra de Sintra com seu frondoso arvoredo, as suas quintas e palácios, a sua riqueza botânica, os seus amplos horizontes e belas paisagens, constituem um dos conjuntos mais valiosos do património florestal nacional. Situada junto ao litoral beneficia de um clima temperado e húmido, favorável ao desenvolvimento de um exuberante manto vegetal.”
Todas estas características tornam a serra de Sintra num paraíso e também num verdadeiro barril de pólvora. Já reparou que a nossa serra tem cerca de 90% da sua área, fora dos parques camarários, inundada de mato rasteiro, canas, acácias, etc? E se por obra do clima ou por mão criminosa se iniciar um incêndio grave na nossa serra? Ardemos todos? Os terrenos privados, e não só, não são limpos há décadas e as acessibilidades para os veículos prioritários são muito deficientes. Não seria possível o governo e autarquias fazerem algo para obrigar e incentivar os proprietários dos terrenos a efectuarem a sua limpeza? Talvez ficasse mais barato para todos nós, se houvesse um desconto nas contribuições pagas sobre o imóvel para quem mantivesse a sua área em condições.
O Verão passado até correu bem. Apesar de seco, não houve períodos muito prolongados de grande calor. A verdade é que vou à janela e se penso no calor e nos fogos, apenas consigo sentir uma coisa: MEDO.
Como escrevia na altura a Susana, a humidade é perfeita para o mato crescer e se desenvolver. Quando chegar o Verão, este mato vai secar, e é um autêntico barril de pólvora.
Ainda por cima o calor veio para ficar. Segundo o Instituto de Meteorologia, os 10 anos mais quentes de sempre em Portugal foram: 1995, 1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Esclarecedor.
O Serviço Meteorologico Britânico, afirmou que 2008 será menos quente que 2007 e 2006, ainda assim entrará para o top ten. O Instituto Português de Meteorologia diz que é cedo demais, e não descarta a hipótese de 2008 ser o mais quente de sempre.
Quando, a 23 de Agosto do ano passado, houve o incêndio ao largo de Nafarros, foi comum ouvir "Ainda bem que não pegou à serra" ou "Se pega na serra ninguém o para". Ou quem como eu, a considere uma visão infernal.
É verdade. Está à vista de todos. Aliás, o próprio Presidente da Câmara disse na altura em declarações à tv, que o grande objectivo era que o incêndio não chegasse à serra de Sintra.
Estamos no Inverno. A Primavera vem aí. Esperemos que traga uma serra limpa. Que alguém faça algo.
Foto de Pedro Macieira